-
Arquitetos: Laboratorio de Arquitectura y Paisaje
- Área: 1460 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jaime Andrés Orozco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na busca pela compressão e vitalização da pluralidade de culturas em torno a diversidade de municípios que constituem o território de Antioquia, planeja-se a ideia de realizar 80 parques educativos que resumem a essência do lugar onde estejam inseridos. Que sejam um espaço de encontro, cultura e fundamentalmente de diálogo entre a paisagem e as pessoas.
Entrerríos, que deve seu nome aos rios que o delimitam, é um município localizado ao norte do distrito. Conta com um agradável clima frio e montanhas com diferentes matizes de verde. Em uma de suas quadras, uma quadra afetada por uma topografia inclinada, com um topo e base muito definidos, encontra-se o lote que o parque educativo ocupa.
No limite interior do lote, a Casa da Cultura, uma edificação da colonização mostra a supervivência da arquitetura tradicional. Na parte superior, a mais de sete metros, uma biblioteca faz seus esforços para narrar o presente.
A partir do encontro desses lugares, a Casa da Cultura e a biblioteca, são gerados dois acessos que permitem o acesso das pessoas, a partir de duas linguagens arquitetônicas diferentes que testemunham épocas distintas, a uma sucessão de espacialidades geradas a partir de paredes imponentes em sua espessura (eco das paredes das casas tradicionais do município) nas quais a matéria predomina e o vazio é apresentado como uma forma de marcar a paisagem que muda. Uma paisagem que atravessa o projeto, tanto no exterior como no interior. Exemplo disto são os jardins interiores e os fragmentos bucólicos que são emoldurados pelas janelas.
O parque educativo é um cenário no qual são apresentadas diversas situações, que dialogam e que se dispersam. A rampa é um elemento comum, que estabelece relações e converge nas estâncias que suscitam a uma apreciação nobre da paisagem, buscando a direção adequada para se vincular com o entorno (a igreja, a montanha, a casa).
O projeto gera espaços para a prática, ensaio e aprendizagem da música, elemento importante para o município. As espacialidades são dadas a partir de um entendimento da topografia que por fim originou pátios que são dispostos nos declives e atuam como palcos.